Electrician Talk banner

Romex em aplicações comerciais

28K views 18 replies 14 participants last post by  macmikeman  
#1 ·
Fui a uma propriedade comercial, eles ligaram e disseram que tinham alguma queda de tensão nas tomadas em todo o edifício. Quando fui acima do teto, tudo estava em romex. Havia algum MC, mas tudo estava ligado ao Romex existente. Não havia uma caixa à vista. Todas as conexões nós apenas emendamos juntas. Sempre me disseram que o Romex não deveria ser usado em aplicações comerciais, o código mudou? O edifício tem aproximadamente 5-7 anos.

#2 ·
NM em edifícios comerciais é regulamentado pelo ICC e pelos códigos de construção. Depende de onde você mora se é 'legal' ou não. Dito isso, além de uma habitação, o NM não é permitido acima do teto rebaixado de acordo com o NEC. Olhando para as fotos, eles têm problemas maiores do que v drop :rolleyes: Outra coisa que eu diria... é investigar você mesmo. Os inspetores estão a um telefonema de distância!

#3 ·
Eu fui a uma propriedade comercial, eles ligaram e disseram que tinham alguma queda de tensão nas tomadas em todo o edifício. Quando fui acima do teto, tudo foi executado em romex. Havia algum MC, mas tudo estava ligado ao Romex existente. Não havia uma caixa à vista. Todas as conexões nós apenas emendamos juntas. Sempre me disseram que o Romex não deveria ser usado em aplicações comerciais, o código mudou? O edifício tem aproximadamente 5-7 anos. View attachment 180709
View attachment 180713
View attachment 180714
View attachment 180710
View attachment 180712
View attachment 180708
View attachment 180711
para a queda de tensão .... verifique no lado principal do disjuntor
isso não deve ser inferior a 115V
se for menor, verifique com poco sobre a movimentação das derivações do transformador

idealmente, você deve ter cerca de 120V no disjuntor principal e pelo menos 116V na tomada mais distante
investigue mais se necessário, emendas ruins, etc.

#4 ·
O NEC não exclui totalmente o NM em edifícios comerciais, veja (3) abaixo. O problema é que determinar o tipo de construção não é simples. A nota informativa é enganosa, não há informações suficientes no anexo para você determinar o tipo de edifício, na minha opinião. Há um bom número de edifícios comerciais de um andar por aqui que foram construídos em madeira / estrutura de madeira e cabeados principalmente com NM. Por outro lado, eu conheço um edifício onde tenho quase certeza de que teria sido de um tipo de construção para o qual o NM seria legal, e não houve alterações locais, mas o inspetor não permitia NM em edifícios comerciais, ponto final.

Claro que o NEC é bastante claro sobre deixar emendas expostas no drywall do teto, então duvido que quem fez isso se importasse com o tipo de construção do edifício :)

Se você não conseguir colocar as mãos em documentação que diga que o edifício é do Tipo III, IV ou V, você está correndo um risco ao usar NM em um edifício comercial.

334.10 Usos Permitidos. Tipo NM, Tipo NMC e Tipo NMS
cabos devem ser permitidos para serem usados ​​no seguinte, exceto como
proibido em 334.12:

(1) Habitações unifamiliares e bifamiliares e suas
garagens anexas ou separadas e seus edifícios de armazenamento.

(2) Habitações multifamiliares permitidas para serem dos Tipos III, IV,
e V.

(3) Outras estruturas permitidas para serem dos Tipos III, IV e V.
Os cabos devem ser ocultados dentro de paredes,
pisos ou tetos que fornecem uma barreira térmica de mate‐
rial que tenha pelo menos uma classificação de 15 minutos, conforme identificado
nas listas de conjuntos resistentes ao fogo.

Nota Informativa nº 1: Tipos de construção de edifícios e
classificações de ocupação são definidos na NFPA 220 -2015, Stand‐
ard sobre Tipos de Construção de Edifícios, ou o código de construção aplicável, ou ambos.
Nota Informativa nº 2: Consulte o Anexo E informativo para determinação de tipos de edifícios [NFPA 220, Tabela 3-1].

#5 ·
Além dos códigos, a estrutura de madeira é normalmente conectada com cabos do tipo NM. A estrutura e a fiação são igualmente combustíveis.

'Comercial' é um rótulo ambíguo. Um edifício pode mudar de uso com um simples golpe de caneta. Um edifício geralmente não é totalmente recableado para se adequar ao novo rótulo. Seria útil saber quais eram as regras no momento da construção original.

Fwiw, a maior parte do trabalho 'residencial' que fiz foi em edifícios de concreto e estrutura de aço; onde usamos BX (AC) em todos os lugares.

#6 ·
Meus "poderes" locais finalmente decidiram que o NM pode ser usado em ocupações de menos de 100 pessoas. O que significa que a maioria dos empreiteiros está oferecendo NM para trabalhos novos e de remodelação para qualquer loja com baixa ocupação.

#7 ·
Meus "poderes" locais finalmente decidiram que o NM pode ser usado em ocupações de menos de 100 pessoas. O que significa que a maioria dos empreiteiros está oferecendo NM para trabalhos novos e de reforma para qualquer loja com baixa ocupação.
como de costume ... depende mais do código local, que incluirá o código de construção

#8 ·
Essas 3 respostas basicamente resumem tudo. É permitido no código, mas fortemente regulamentado e tem códigos de construção estranhos que nem sempre são claros do ponto de vista de um eletricista. Basicamente, essa questão varia em todo o país. Consulte seus inspetores locais.

Na minha área, temos milhares de edifícios comerciais cabeados em romex. Mesmo os novos que estão saindo do chão. Os inspetores em minha área permitem se (1) o edifício tiver menos de 3 andares, (2) o romex estiver atrás de um corta-fogo de 1 hora (5/8's Sheetrock ou equivalente) e (3) não estiver exposto ou acima de um teto rebaixado.

Então, a partir disso, você pode ver que é basicamente permitido apenas em novas construções. Reformas, complementos e pequenos trabalhos precisam ser feitos em MC, a menos que você possa atender a todos os requisitos listados acima. O que raramente acontece fora da construção nova.

#10 ·
Eu fui a uma propriedade comercial, eles ligaram e disseram que tinham alguma queda de tensão nas tomadas em todo o edifício. Quando fui acima do teto, tudo estava em romex. Havia algum MC, mas tudo estava ligado ao Romex existente. Não havia uma caixa à vista. Todas as conexões nós apenas emendamos. Sempre me disseram que o Romex não deveria ser usado em aplicações comerciais, o código mudou? O edifício tem aproximadamente 5-7 anos. View attachment 180709
View attachment 180713
View attachment 180714
View attachment 180710
View attachment 180712
View attachment 180708
View attachment 180711
Bom trabalho. Você por acaso pegou o nome do Hack que fez isso?

#11 ·
Parece que pode ter havido um arco elétrico nas conexões com as porcas de fio ausentes, especialmente se fosse um circuito muito usado. Veja algo semelhante em backstabs, onde houve arco a cada ciclo. Concordo que não tem muito a ver com a queda de tensão se as porcas estiverem seguras.

#14 ·
Que bagunça....

Você normalmente pode usar Romex em edifícios comerciais feitos de madeira....seus usos permitidos dependem do tipo de edifício (aço, alvenaria, madeira) sob o código de construção ICC.

Em geral, edifícios de aço e alvenaria são tipicamente um não....mesmo que seja um sim sob o ICC, qualquer eletricista que use NM em edifícios comerciais deve tentar fazer encanamento.

A maioria das cidades em que trabalho carimbará uma licença elétrica com cabo MC apenas, estipulando uma portaria local.

#15 ·
Eu fui a uma propriedade comercial, eles ligaram e disseram que tinham alguma queda de tensão nas tomadas em todo o prédio. Quando fui acima do teto, tudo foi executado em romex. Havia algum MC, mas tudo estava ligado ao Romex existente. Não havia uma caixa à vista. Todas as conexões nós apenas emendamos. Sempre me disseram que o Romex não deveria ser usado em aplicações comerciais, o código mudou? O prédio tem aproximadamente 5-7 anos. View attachment 180709
View attachment 180713
View attachment 180714
View attachment 180710
View attachment 180712
View attachment 180708
View attachment 180711
Sem romex em comercial. Apenas uma exceção. Não nessas fotos. Nós nem vamos levantar o assunto de não ter caixas. Provavelmente algum faz-tudo ou algo assim. É isso que dá uma má reputação aos verdadeiros eletricistas. É por isso que precisamos ser diligentes com a qualidade, o compromisso, o cuidado com a nossa profissão.

#16 ·
Sem romex em instalações comerciais. Apenas uma exceção. Não nessas fotos. Nem sequer vamos abordar o assunto de não ter caixas. Provavelmente algum faz-tudo ou algo assim. É isso que dá má fama aos verdadeiros eletricistas. É por isso que precisamos ser diligentes com a qualidade, o compromisso e o cuidado com a nossa profissão.
A QCC nos permite a todos viver assim, senhoras e senhores.

#19 ·
Eu tento não fazer isso em edifícios comerciais de um andar. Porque mais cedo ou mais tarde alguém vai abrir uma lanchonete ou um churrasco coreano ou algo semelhante. Rapidamente os ratos infestam o lugar. Os ratos gostam de comer o isolamento dos cabos NM. Essa é a razão...